Blog

Impermeabilização com Manta Asfáltica

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

IMPERMEABILIZAÇÃO COM MANTA ASFÁLTICA
A manta asfáltica é um material usado como produto impermeabilizante desde a década de 1970, Ela é composta basicamente de asfalto, alguns elastômeros e uma manta que pode ser de véu de vidro, menos resistente, ou poliéster, com diferentes níveis de resistência.
Ainda hoje é muito usado como impermeabilizante para áreas de lajes, sacadas, jardins, floreiras e outros locais expostos as chuvas.

A empresa RELMARC solução Construtiva tem profissional qualificado para aplicação de manta asfáltica e de outros tipos de impermeabilizantes.
A aplicação de manta asfáltica tem a garantia de cinco anos na mão de obra.
Os sistemas pré-fabricados, como a manta asfáltica, possuem espessuras definidas e controladas pelo processo industrial, podendo ser aplicados normalmente em uma única camada.
As espessuras mais comuns são de 2,5mm, 3mm e 4mm sendo que a mais espessa é indicada para lajes e áreas externas. Ha vários fabricantes de boa qualidade hoje no Brasil.
A empresa RELMARC tem engenheiro qualificado para definir o melhor sistema de impermeabilização para sua obra, pois somente um profissional qualificado pode definir a espessura correta para cada finalidade pois é necessário experiência e conhecimento adequado para que o mesmo não seja colocado de forma errônea comprometendo assim a eficácia do produto.
Ao impermeabilizar uma laje deve-se atentar aos roda pés que deverão ser também impermeabilizados pois entre eles e a parede há um maior ponto de infiltração que necessitam de uma atenção especial.
As impermeabilizações de manta asfáltica em laje podem ser aplicadas de duas maneiras: Com asfalto derretido em caldeira e com maçarico a base de gás hoje o mais usado.
Fabricantes são obrigados pela NBR 9.952/2014 – Manta asfáltica para impermeabilização, da ABNT, a dar cinco anos de garantia para mantas asfálticas.
A estimativa de vida é de 10 anos. Depois desse tempo, é indicado refazer o sistema.
A impermeabilização dura menos ao lado de avenidas por onde passam caminhões que provocam vibrações ou em regiões com solo ruim, do que em locais onde não há movimentação de solo.
Há relatos em estudos de obra que usaram manta asfáltica na sua construção perfazendo-se trinta anos e que a impermeabilização encontra-se em perfeito estado.
Isto não depende só da manta, pode durar 30 anos ou mais dependendo também do local de sua aplicação.

O sistema flexível de impermeabilização como manta asfáltica é normalmente empregado em locais tais como:
Varandas, terraços e coberturas; Lajes maciças, mistas ou pré-moldadas;
Piscinas suspensas e espelhos d’água; Calhas de grandes dimensões;
Pisos frios (banheiros, cozinhas, áreas de serviço).

CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES COM AS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS.

As análises dos sistemas de impermeabilização, ressaltou-se que a fase de impermeabilização é fundamental para construção, obtendo como objetivo evitar surgimento de patologias futuras (fissura, trincas, corrosão, colapso na ferragens e outros). Logo o projeto de impermeabilização é de grande importância na fase de construção o custo e 3 a 5% do valor da obra, sendo necessário realizá-lo juntamente com a fase do projeto da edificação, para que assim possa se determinar a escolha do sistema de impermeabilização adequado para cada obra.
Haja visto que a impermeabilização prevista em projeto e se executada de maneira correta evita falhas como infiltrações e degradações precoces dos materiais garantindo uma maior vida útil.

Localização

Contato

Contato

Para maiores informaçôes, preencha este formulário e você será contatado o mais breve possível.
Por favor, preencha todos os campos obrigatórios.
captcha
Atualizar
©2024 Relmarc. Todos os direitos reservados - Rua Grapueta nº 142 - Itaim Paulista - CEP: 08121-230 - CNPJ: 26.510.209/0001-99

Search